A partir de agora, a comunidade científica de todo o Brasil pode contar com um Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMABio) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurado na manhã do dia 14 de outubro de 2019, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) localizado na avenida Carvalho Leal, Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

O laboratório, estruturado com equipamentos de ponta como microscópios eletrônico de transmissão e de varredura, e microscópio óptico confocal e de fluorescência, permite análise ultra-estrutural e a microanálise de materiais com aplicações em diversas áreas.

O ganho é no fomento de pesquisas científicas produzidas tanto no Amazonas quanto em outros lugares do país. “Esses equipamentos são ferramentas muito potentes. Então, as nossas pesquisas vão alavancar oportunidades de desenvolver artigos científicos com maior impacto na comunidade científica mundial”, disse o coordenador do CMABio e diretor da ESA, Diego Regalado.

Para a construção do laboratório e aquisição dos equipamentos foram investidos R$ 4 milhões de reais oriundos de um convênio da UEA com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e auxílio da equipe técnico-científica do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além da estrutura física com aparelhos que permitem o processamento de mostras e microscópios sofisticados, o CMABio conta também com uma equipe técnica especializada. O Centro está acessível para instituições externas, aberto a parcerias com programas de pós-graduação e prestação de serviços dentro da área do imageamento de amostras.

Categorias: Comunidade