Os técnicos do CMABio Jander Matos Guimarães e Aldenora dos Santos Vasconcelos foram selecionados para receberem financiamento de viagem para participação em dois eventos de grande importância na comunidade cientifica da américa latina e do mundo, sendo estes o “1st Latin America Bioimaging meeting” e “Exchange of Experience VII – Global BioImaging Annual Conference”, que aconteceram entre 12 e 16 de setembro de 2022 em Montevidéu, Uruguai. A técnica Jéssica Araújo Marques também esteve presente em ambos os eventos.

Os eventos foram organizados pela Latin America Bioimagin e Global Bioimaging. A Global Bioimaging é uma rede internacional de infraestruturas e comunidades de microscopia, iniciada em 2015. Essa rede visa cooperar internacionalmente e propor soluções para os desafios enfrentados pelas comunidades globais de microscopia. Ao passo que a Latin America Bioimaging é uma rede que promove a interação entre a comunidade de bioimaging da América Latina.

1st Latin America Bioimaging meeting

O “1st Latin America Bioimaging meeting” foi um evento que aconteceu entre 12 e 13 de setembro de 2022 em Montevidéu e teve como tema “Cooperação internacional para construção de capacitação em bioimaging na América Latina”. Neste evento, o técnico Jander Matos Guimarães recebeu financiamento de viagem pela própria rede Latin America Bioimaging para participação. Durante o evento, ele apresentou sobre a estrutura e funcionamento do CMABio na forma de pôster.

“Os projetos que ocorrem no CMABio sempre tem bastante destaque e interesse em eventos, então fico sempre muito motivado a escrever o textos pra essas seleções. Em suma me sinto muito valorizado e preparado, e sinto que a formação proporcionada pelo convênio UEA/UFRJ foi muito eficaz com o time atuante no CMABio”, ressalva Jander Guimarães.

Exchange of Experience VII – Global BioImaging Annual Conference

O “Exchange of Experience VII – Global BioImaging Annual Conference” acorreu entre 14 e 16 de setembro de 2022 e foi coorganizado com a Latin America Bioimaging, aconteceu logo após a reunião de início da “1st Latin America Bioimaging meeting” (12 a 13 de setembro de 2022) em Montevidéu.

A conferência anual representa um fórum aberto para discussão e novas ideias, onde gerentes de instalações de imagem e equipe técnica, cientistas, políticos científicos, fornecedores e financiadores de todo o mundo se reuniram para discutir como a microscopia pode contribuir para o desenvolvimento sustentável. Neste evento, a técnica do Aldenora dos Santos Vasconcelos foi agraciada com um financiamento de viagem para participação no evento, disponibilizado pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI). Ao todo foram 7 beneficiados de todo o mundo.

No evento, a técnica pôde realizar uma apresentação oral acerca do CMABio-UEA para pesquisadores da área. Na apresentou foi abordado sobre a estrutura do laboratório, os projetos de pesquisa desenvolvidos, a equipe técnica, dentre outros temas.

“Se percebe um interesse muito grande da comunidade científica internacional acerca das pesquisas desenvolvidas na região amazônica, e o CMABio-UEA através da equipe técnica era um dos poucos com propriedade para falar sobre essa tema no evento em questão. É gratificante, pois você se sente valorizado, e também permite o estabelecimento de networks com cientistas da área da microscopia de todo o mundo, e o contanto ficará para sempre”, comenta Aldenora Vasconcelos.

Categorias: Comunidade

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *