O técnico em microscopia eletrônica de transmissão do CMABio-UEA Jander Matos Guimarães representou o Brasil no Workshop: developing community standards for bioimage analysis training que aconteceu entre 7 e 9 de novembro de 2022 em Heidelberg, Alemanha, organizado pela Global BioImagingNEUBIAS (Network of European BioImage Analysts).

O evento contou com apenas 15 vagas e reuniu instrutores de análise de bioimagem da Europa, Estados Unidos, Israel e Brasil para discutir como criar sinergias, identificar e desenvolver materiais comuns de treinamento e, eventualmente, definir um currículo de análise de bioimagem. A análise de bioimagem é uma ferramenta crítica para a pesquisa em ciências da vida, sendo necessária para a análise quantitativa de dados experimentais, mas muitas vezes é negligenciada, embora a quantidade de dados de imagem gerados em experimentos de ciências da vida esteja aumentando significativamente. Assim, o treinamento de usuários e instrutores em análise de bioimagem é um esforço importante.

O técnico Jander Matos Guimarães recebeu financiamento de viagem da Global Bioimaging e foi o único representante do Brasil. No evento apresentou as metodologias e cursos que o CMABio oferece à comunidade científica local e discutiu novas metodologias que podem ser empregadas no centro e repassadas aos usuários.

Categorias: Comunidade

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *