Conhecendo a Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma instituição de ensino superior pública vinculada ao Governo do Estado do Amazonas. Atualmente oferece mais de 80 cursos superiores espalhados por 17 cidades amazonenses, e em nível de pós-graduação conta com 108 especializações lato sensu, além de 15 programas de mestrado (stricto sensu) e 5 de doutorado, dando o título de maior universidade multicampi do Brasil, contando com 5 Escolas Superiores e uma unidade sede. Apesar de ser uma instituição jovem tem sido uma grande referência crescimento regional, na interiorização da educação e nos projetos de desenvolvimento social.

A UEA foi instituída pela Lei nº 2.637, de 12 de janeiro 2001. Possui suas raízes no Instituto de Tecnologia da Amazônia (UTAM), criado pelo Decreto Estadual nº 2.540 de 18 de janeiro de 1973. Alguns anos depois, através da Lei Estadual nº 1.273 de 10 de outubro de 1977, a UTAM foi transformada em Instituto de Ensino Superior.

A primeira ação da UEA recém instituída em 2001 foi realizar o concurso vestibular com 1.930 vagas em 12 cursos distribuídos na capital amazonense e em dois municípios do interior (Tefé e Parintins), na gestão do governador Amazonino Armando Mendes.

A sua estrutura atualmente conta com com cinco Unidades Acadêmicas na capital (Escolas Superiores); seis Centros de Estudos Superiores e 12 Núcleos de Ensino Superior no interior do estado. A UEA possui mais de 20 mil estudantes regularmente matriculados em seus cursos de graduação e pós-graduação.