A rede Global Bioimaging (GBI) , em parceria com o CMABio-UEA e pesquisadores do mundo todo, tem o prazer de apresentar o seu artigo científico sobre o Plano de Carreira GBI, um guia revolucionário com recomendações internacionais para o avanço das carreiras de Cientistas de Imagem em instalações científicas ao redor do globo. O artigo pode ser acessado na íntegra no seguinte link: Career 2023-print copy_rev1.pdf (globalbioimaging.org)

Este artigo é o resultado dos esforços dedicados do grupo de trabalho do GBI Career Development for Imaging Core Facility Staff. O objetivo é abordar os desafios persistentes enfrentados pelos cientistas de imagem em todo o mundo e baseia-se na experiência coletiva da comunidade de bioimagem para fornecer recomendações valiosas, sendo a equipe do CMABio a única do Brasil a participar dessa pesquisa.

Os principais tópicos abordados incluem a articulação do valor dos Cientistas de Imagem, incluindo microscopistas, estratégias de recrutamento e retenção e apoio ao desenvolvimento profissional. O artigo visa capacitar cientistas de imagem em todo o mundo, fornecendo recomendações práticas para vários estágios e contextos de carreira, além de destacar histórias de sucesso.

O CMABio-UEA segue na missão de engrandecer a pesquisa científica na área da microscopia desenvolvida na região Norte do país, principalmente na Universidade do Estado do Amazonas. A equipe técnica desde setembro de 2022 tem participado ativamente de grupos de trabalho remoto, eventos e oportunidades promovidas pelo GBI, divulgando todo o trabalho desenvolvido do CMABio na Amazônia, salientando sempre os 140 projetos de usuários atendidos, programas de pós-graduação beneficiados, horas em imageamento, cursos oferecidos, simpósios e projetos de pesquisa internos.

Estas relações tem estreitado o contato do CMABio-UEA com outros centros multiusuários modelo “facility” ao redor do mundo, e abre possibilidades em relação a treinamentos fora do pais, acesso a instituições de fomento e parcerias sólidas para o desenvolvimento da UEA.

Categorias: Comunidade

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *