Coordenação

Hector Henrique Ferreira Koolen

Possui graduação em Química (2009) e Mestrado em Química Orgânica (2011) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). De 2015 a 2017 coordenou o Grupo Temático de Pesquisa em Química de Alimentos do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Atualmente é professor Adjunto C do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde leciona as disciplinas de Química Orgânica e Bioquímica. É pesquisador líder do Grupo de Pesquisas em Metabolômica e Espectrometria de Massas (MMSRG) da UEA. Desenvolve pesquisas em Química Orgânica, Química de Alimentos e Biotecnologia, sempre com uma visão multidisciplinar e tendo como principal foco, a Bioprospecção de Produtos Naturais por meio da aplicação de abordagens Metabolômicas com Espectrometria de Massas, Cromatografia, Métodos Computacionais e de Biologia Molecular. 

Equipe técnica

Aldenora Vasconcelos
Mestra em Biotecnologia (UFAM)

Jander Matos
Mestre em Biotecnologia (UFAM)

Jéssica Araújo
Mestra em Biotecnologia (UFAM)

Jéssica Lamarão
Licenciada em Ciências Biológicas (UniNorte)

Pós-doutorandos

Ana Flávia Chagas
Doutora em Inovação Farmacêutica (UFAM)

Glenda Quaresma Ramoss
Doutora em Doenças Tropicais e Infecciosas (UEA)

Makoto Caracciolo
Doutor em Microbiologia (UERJ)

Comitê Gestor

Comitês gestores criados por área de atuação (microscopia, espectrometria e citometria) os quais possuem a responsabilidade de (1) definir regras de utilização dos equipamentos, (2) prioridades de utilização, (3) definição de necessidade de recursos para manutenção e funcionamento do equipamento, (4) definir necessidade de upgrades, (5) captação de recursos para manutenção e atualização dos equipamentos. Os membros são:

Wanderley de Souza

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e pesquisador do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da mesma universidade, foi secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, quando criou o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que deu origem à Universidade Aberta do Brasil. Foi também diretor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vice-diretor e diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas e primeiro reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e da Universidade Estadual da Zona Oeste, em Campo Grande. Foi Diretor e Presidente da Finep. Membro das academias Nacional de Medicina, Brasileira de Ciências e de Ciências do Terceiro Mundo.

Cláudia Cândida da Silva

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (IQSC – 1999) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (IQSC – 2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cristalografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cristalografia, química quântica (método semi-empírico), quimiometria, determinação de estruturas de pequenas moléculas por difração de raios-X por monocristais, difração de raios-X por amostras policristalinas e fluorescência de raios-X. Atualmente é professora associada do curso de Engenharia Química da Universidade do Estado do Amazonas, onde é líder do Grupo Crowfoot de Métodos de Raios-X de pesquisa.

Kildare Rocha de Miranda

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências, atual Vice-Presidente do Interamerican Committee of the Societies for Microscopy (CIASEM) e Diretor da Unidade de Microscopia Avançada do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular, atuando principalmente na área de biologia celular de microrganismos patôgênicos tendo como forte componente o uso de técnicas de microscopia avançada.

Paulo Afonso Nogueira

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Bioquimica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Relação Patógeno Hospedeiro pelo Instituto Ciencias Biomédicas 2 USP, em 2000. Realizou um pós doutorado na Universidade do Mediterrâneo em Marselha sobre a interação ligantes e receptores endoteliais associados a fisiopatologia na malária gestacional pelo Plasmodium falciparum. Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Leonidas e Maria Deane (FIOCRUZ-AMAZONIA) e colaborador na Fundação de Medicina Tropical “Dr Heitor Viera Dourado”. Pesquisador principal em estudos envolvendo estudos sobre malaria com enfase em imunologia, biologia molecular e fisiopatologia. Tem experiência na área de Imunologia e biologia molecular com ênfase na produção de proteinas recombinantes e avaliação da resposta humoral na malária, especialmente com o antigeno MSP1 de Plasmodium vivax. Atualmente realiza estudos sobre a avaliação da trombocitopenia na malária e desenvolvo modelos murinos de coinfecção malaria e patogenos bacterianos.

Raimundo Sousa Lima Júnior

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Tem Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, doutorado em Biologia Parasitária, pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz do Rio de Janeiro. É professor da Universidade do Estado do Amazonas, onde ministra as disciplinas da área de Morfologia Humana e Imunologia. Atualmente é Coordenador Pedagógico dos cursos de Ciências Biológicas dos Núcleos de Ensino Superior da UEA nos municípios de Carauari e Presidente Figueiredo. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Genética e Imunologia Celular, com ênfase nos seguintes temas: vírus Dengue, Aedes aegypti, células endoteliais, hepatócitos, monócitos e produtos naturais com atividade antiviral e imunomoduladora.

Wuelton Monteiro

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na Gerência de Malária, desde 2011. Professor Adjunto de Epidemiologia Clínica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desde 2013. Membro do corpo docente permanente do programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UEA/FMT-HVD. Coordenador do curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UEA/FMT-HVD, desde 2017. Editor Associado dos periódicos Malaria Journal e Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Membro Titular do Comitê de Terapêutica do Programa Nacional de Controle da Malária. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.