Folder de divulgação dos cursos

Entre os dias 16 e 19 de novembro o CMABio oferecerá cursos teóricos e práticos gratuitos sobre microscopia eletrônica de varredura e microscopia confocal e de fluorescência. Os cursos, com certificação de 28 horas, serão voltados prioritariamente para pesquisadores, pós-graduandos e alunos de pós graduação que em seus projetos necessitarão utilizar microscopia confocal e de fluorescência (curso I) e microscopia eletrônica de varredura (curso II).

Os dois cursos serão ministrados por três especialistas na área da microscopia: o doutor Wanderley de Souza, professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) e fundador do CENABIO (Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem); a doutora Emile Barrias, tecnologista em microscopia óptica no Inmetro (RJ) e o doutor Makoto Enoki, especialista em microscopia eletrônica com ênfase em parasitologia. Cada aluno poderá se inscrever em apenas um curso, pois ambos serão ministrados simultaneamente entre 9 e 18h, de forma presencial, no CMABio, localizado na Av. Carvalho Leal, 1777 – Cachoeirinha, Manaus – AM, 69065-001.

As inscrições poderão ser realizadas pelo seguinte link: https://forms.gle/Wd6WS6W9eg5CweLYA. (Caso haja necessidade, é possível editar a inscrição ou reenviá-la).

Os selecionados receberão a confirmação da inscrição por e-mail, por isso é de grande importância que no ato da inscrição seja apresentado um breve resumo sobre seu projeto de pesquisa, indicando a relação com as técnicas microscópicas que são necessárias para a execução do trabalho.

Mais informações detalhadas sobre a programação dos dois cursos serão apresentadas a seguir:

CURSO I: Fundamentos da microscopia óptica de fluorescência: do básico ao avançado

Manutenção e aplicação da ferramenta em diversos campos da área das ciências biomédicas

Coordenador: Emile Barrias

Objetivo: O curso tem caráter teórico/prático e visa apresentar os fundamentos da microscopia óptica de fluorescência abordando desde conceitos do básico ao avançado. O modelo de interação aplicado permitirá o treinamento em manutenção, aquisição e análise de imagens de diferentes modelos de estudo. Destina-se aos colegas que estão desenvolvendo projetos de pesquisa (pesquisadores, posdocs, estudantes de pós-graduação e mesmo estudantes de graduação envolvidos em projetos e com bolsa de Iniciação Científica) que necessitem realizar ensaios experimentais com a utilização de microscopia óptica em seus projetos de dissertação/tese ou utilizem a ferramenta de maneira rotineira no laboratório.  Ao final do curso, os participantes estarão aptos a otimizar o uso do microscópio de fluorescência, desenvolver protocolos utilizando a ferramenta de maneira mais adequada dentro dos seus projetos e compreender diversos problemas oriundos da não utilização correta do microscópio,

Programação (16/10/20-19/10/20):

Dia 1– Teórica: Microscopia Confocal e Métodos de Deconvolução de Imagens

Prática: Preparação de células e tecidos para microscopia de Fluorescência e Marcação não imunológica de estruturas celulares

Dia 2– Teórica: Microscopia Confocal e Métodos de Deconvolução de Imagens

Prática: Preparação de células e tecidos para microscopia de Fluorescência e Marcação não imunológica de estruturas celulares

Dia 3– Teórico: Métodos Imunológicos em microscopia óptica: Imunofluorescência (conceitos básicos, como escolher um anticorpo, protocolos para imunomarcações)

Prática: “Hands On” em microscópio confocal

Dia 4– Prático –  Análise de amostras, aplicações

Teórico – mesa redonda para discussão de problemas experimentais e encerramento do curso

CURSO II: Fundamentos da microscopia eletrônica de varredura

Uso e aplicação da ferramenta em diversos campos da área das ciências biomédicas

Coordenadores: Wanderley de Souza e Makoto Enoki

Objetivo: O curso tem caráter teórico/prático e visa apresentar os fundamentos da microscopia eletrônica de varredura abordando desde conceitos do básico ao avançado. O modelo de interação aplicado permitirá o treinamento em manutenção, aquisição e análise de imagens de diferentes modelos de estudo. Destina-se aos colegas que estão desenvolvendo projetos de pesquisa (pesquisadores, posdocs, estudantes de pós-graduação e mesmo estudantes de graduação envolvidos em projetos e com bolsa de Iniciação Científica) que necessitem realizar ensaios experimentais com a utilização de microscopia eletrônica de varredura tanto em pesquisa básica como aplicada, principalmente visando artigos científicos, dissertações ou teses. No primeiro dia de aula cada aluno deverá apresentar publicamente o que deseja observar e providenciar o material para as preparações que serão feitas ao longo do curso. 

Programação (16/10/20-19/10/20)

Dia 1 – Teórico: Conceitos em microscopia eletrônica de varredura

Prática: Princípios de utilização de microscópio de varredura 

Dia 2 – Teórica: Aplicações básicas da microscopia eletrônica de varredura.

Prática: Preparo de amostras selecionadas: da fixação à metalização.

Dia 3–  Teórico: Microscopia Eletrônica de Varredura Especializada I.

Prática: Visualização de amostras no microscópio

Dia 4  – Teórico –  Microscopia de Varredura Avançada-II.

Prática: Observação no microscópio e mesa redonda para discussão de problemas experimentais e encerramento do curso

Categorias: Comunidade

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *