O CMABio-UEA é o primeiro e único laboratório de microscopia integrante da rede “Latin America Bioimaging (LABI)”, rede essa que obtém financiamento da Chan Zuckerberg Initiative (CZI) (empresa de responsabilidade limitada do fundador do Facebook e Instagram, Mark Zuckerberg). A rede proporciona uma plataforma para que cientistas de toda a região interajam, compartilhem experiências e colaborem. O financiamento CZI permite desenvolver uma base de dados centralizada dos recursos existentes na América Latina, apoiar viagens de capacitação, visitas de pesquisa a centros com tecnologias especializadas e a organização de cursos regionais. A LABI trabalha em associação com organizações nacionais, regionais e internacionais para fortalecer estes esforços e buscar um impacto duradouro na América Latina e no Caribe.

O CMABio integrando essa rede permite o reconhecimento da Universidade do Estado do Amazonas no cenário científico internacional, ocasionando maiores possibilidades de agariação de recursos, inclusive pela Chan Zuckerberg Initiative. Fato este que já tomou os primeiros passos para a concretização, uma vez que os técnicos do CMABio Jander Matos Guimarães e Aldenora dos Santos Vasconcelos foram selecionados para receberem financiamento de viagem para participação de dois eventos de grande importância na comunidade cientifica da américa latina e do mundo, sendo estes o “1st Latin America Bioimaging meeting” e “Exchange of Experience VII – Global BioImaging Annual Conference”, que aconteceram entre 12 e 16 de setembro de 2022 em Montevidéu, Uruguai. A técnica Jéssica Araújo Marques também esteve presente em ambos os eventos.

Jander Matos Guimarães também foi escolhido para ter a viagem custeada para participar do “Workshop: developing community standards for bioimage analysis training”, que acontecerá entre 7 e 9 de novembro de 2022 em Heidelberg, Alemanha.

O CMABio ganhou ainda mais visibilidade como o primeiro centro de pesquisa evidenciado no registro da rede Global Bioimaging que foi exibido na Conferência Internacional de Infraestruturas em Pesquisa (ICRI 2022), que ocorreu de 19 a 21 de outubro na República Checa.
O CMABio é o único laboratório de bioimagem brasileiro apresentado no vídeo, o que demonstra a visibilidade global que está alcançando a partir de trabalhos realizados no estado do Amazonas, dentro da UEA.

O CMABio avança na missão de desenvolver a área da Bioimagem de qualidade no Amazonas e Norte do Brasil, assim como o incentivo a publicações, à pesquisa e a importância de ecossistema na saúde. Somos gratos ao apoio da Chan Zuckerberg Initiative (CZI), o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF-UFRJ), Universidade do Estado do Amazonas, Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) e Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (F.UEA).

Categorias: Comunidade

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *