Créditos: Rachel Rachid, Jander Matos e Diego Regalado. Cheese volcano; ASSUNTO: Superfície do ovo do mosquito Aedes aegypti

Com apenas dois meses de inauguração, o Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas (CMABio-UEA) ganha pela segunda vez o título internacional de melhor imagem pelo concurso JEOL USA Image Contest.

A micrografia apelidada gentilmente de “Cheese volcano” vencedora da versão do mês de novembro de 2019 do concurso  foi de uma amostra de ovo do mosquito Aedes aegypti, cedida por um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O imageamento ocorreu utilizando o Microscópio Eletrônico de Varredura de ultra resolução JSM IT500HR operando em alto vácuo e em 5 kV.

A imagem concorreu ao título de melhor imagem do ano de 2019, juntamente com outra micrografia do CMABio premiada na edição do mês de setembro, bem como com micrografias de outras partes do mundo. Além de fazer parte do calendário de 2020 da empresa JEOL.

Diante desse feito o CMAbio mostra-se como um centro de microscopia capaz de obter imagens de alta qualidade para a comunidade acadêmica e empresarial.

Link para acessar a imagem vencedora do concurso: https://jeolusa.com/NEWS-EVENTS/JEOL-USA-Image-Contest-Entries-Winners/2019-Entries-Winners

Categorias: Premiações