O Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas (CMABio-UEA) ganha pela quarta vez o título internacional de melhor imagem pelo concurso JEOL USA Image Contest.

A micrografia apelidada alegoricamente como “Medusa”, vencedora da versão do mês de agosto de 2021 do concurso, foi de uma amostra de microalga amazônica de água doce da classe Haptophyceae, cedida por um pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O imageamento foi realizado utilizando o Microscópio Eletrônico de Varredura de ultra resolução JSM IT500HR, operando em alto vácuo e em 5 kV.

A imagem está concorrendo ao título de melhor imagem do ano de 2021, com micrografias de outras partes do mundo. Além disso, fará parte do calendário de 2022 da empresa JEOL.

Essa conquista só demonstra a capacidade do CMABio em adquirir micrografias de alta qualidade, sendo um centro de microscopia de referência na região Norte.

Link para acessar a imagem vencedora do concurso: JEOL USA Image Contest Entries & Winners

Categorias: Premiações